A cólica menstrual é uma condição comum que pode afetar as mulheres em algum momento de suas vidas.
Ela é caracterizada por dores intensas na região abdominal inferior e varia de leve a grave, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos, enxaquecas e até diarréias.
Para muitas mulheres, o período menstrual se tornou um pesadelo, principalmente por conta dessas experiências desconfortáveis. Porém, a menstruação é um período de limpeza do corpo e pode ser visto com carinho e autoamor.
Para isso, existem várias estratégias que podem ajudar as mulheres a lidar com a cólica menstrual de forma eficaz e a melhorar sua qualidade de vida durante esse período. Me acompanha que vou te contar:
1. Qual a origem da cólica menstrual?
Sempre que você for falar de cólica menstrual, é necessário pensar na raiz do problema. Por que ela ocorre? Quando elas começaram?
A cólica é geralmente causada pelas contrações do útero, que se contraem para ajudar a expelir o revestimento uterino durante a menstruação. Porém, muitas vezes outros fatores podem estar associados a essa dor, como Síndrome do Ovário Policístico ou até mesmo frio.
2. Faça um diário menstrual
O diário é uma boa ferramenta para você acompanhar o ciclo menstrual e todos os sintomas associados. Então, anotar a duração, a intensidade da dor e se veio acompanhado de outros sintomas vai te ajudar a identificar padrões e desenhar formas plausíveis de aliviar.
Além disso, quando for ao médico, você terá um relatório completo de como você funciona!
Hoje em dia existem diversos aplicativos que permitem o controle total do período menstrual, inclusive marcando anticoncepcional, data fértil, data prevista para a menstruação, relações sexuais, entre outros.
3. Bolsinha de água quente para aliviar a cólica menstrual
A aplicação de calor na área abdominal inferior é uma das maneiras mais eficazes e simples de aliviar a cólica menstrual. Pode ser aquela bolsinha de água quente, garrafa de água quente envolta em um pano já vão te proporcionar alívio imediato.
Como o calor ajuda a relaxar os músculos e aumentar o fluxo sanguíneo, as dores diminuem e, dependendo da intensidade, até cessam.
Porém, cuidado sempre para não se queimar! Sempre coloque um pano ou alguma proteção para não ficar diretamente em contato com a pele.
5. Observe seu estilo de vida e alimentação
Ao observar seu estilo de vida você pode perceber alguma prática que aumente ou diminua a intensidade das cólicas.
E, claro, manter um estilo de vida saudável sempre irá te ajudar a aliviar os sintomas do período menstrual como um todo.
Pratique exercícios regulares, já que a atividade física libera endorfina e ela age como analgésico natural. Também é importante manter uma dieta balanceada, evitando gordura e açúcar e apostando em frutas, legumes e proteínas magras que reduzem a inflamação do corpo.
Faça a ingestão constante de água suficiente, prevenindo a retenção de líquidos e o inchaço que vem junto à cólica!
6. Técnicas extras para lidar com a cólica menstrual
Procedimentos como acupuntura e massagem terapêutica são boas opções de terapias alternativas. Elas ajudam a relaxar os músculos, reduzindo a dor e o desconforto.
Também existem algumas ervas e suplementos que ajudam nesse período. O cálcio e o magnésio, por exemplo, ajudam a diminuir a intensidade das cólicas menstruais, enquanto a camomila e gengibre ajudam a relaxar a musculatura. O ômega 3 também é uma opção para diminuir a inflamação!
Sente que você já tentou de tudo e a cólica menstrual ainda te acompanha? Então, assista nosso vídeo abaixo e confira mais dicas.
A Ilumini Clinic será sua amiga nesses períodos!
Quando a cólica menstrual é extremamente intensa, persistente ou se houver outros sintomas preocupantes, como sangramento excessivo, é fundamental procurar orientação médica.
Muitas vezes é necessário fazer uma investigação mais a fundo e entender como passar por esses momentos de maneira mais efetiva!
Aqui na Ilumini Clinic oferecemos a compreensão adequada e ajudamos a expandir o autocuidado de maneira individual, ensinando você a lidar com a cólica menstrual, melhorando sua qualidade de vida no curto e longo prazo.
Por isso, agende uma consulta conosco!
Quero te conhecer e te ajudar nessa jornada.
Dra. Mariana Serra