Cefaleia

Cefaleia ou dor de cabeça, como popularmente é conhecida, é um problema frequente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns para busca de atendimento médico. Aproximadamente 80% da população sofre com a condição.

Segundo a sociedade brasileira de cefaleia, de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com dor de cabeça, que pode incluir ainda tensão na região da nuca. Em alguns casos mais graves a cefaleia evolui para a dor crônica, impossibilitando até mesmo que o paciente faça atividades diárias comuns.

Dor de cabeça e na nuca, o que pode ser?

A dor de cabeça e na nuca podem ser ocasionadas por vários fatores externos. O próprio estresse pode levar ao aumento do hormônio cortisol no corpo, gerando tensão nestas áreas.

A postura errada no dia a dia também pode colaborar para esse tipo de dor.

Sinusite, enxaqueca e outros sintomas também podem ser motivos a serem investigados pelo médico.

O que é cefaleia tensional?

Dentre seus mais de 150 tipos, uma muito conhecida é a cefaléia tensional por ser mais comum entre os pacientes.

Entre os sintomas da cefaléia tensional ou cefaléia de tensão causa dores que dão a sensação de cabeça pesada ou pressionada. Também pode ocasionar um desconforto que abrange a cabeça toda, com dores em ambos os lados e, normalmente, sem outros sintomas associados.

Como tratar a cefaleia tensional?

Primeiro é preciso entender que nenhuma dor de cabeça constante deve ser normalizada! Essa dor de cabeça e na nuca precisa ser investigada, assim como em qualquer outra região do corpo.

Entre os principais tratamentos para a cefaleia tensional estão medicamentos como analgésicos, fisioterapia ou outras orientações passadas por seu médico.

Você não precisa viver com dor! Aqui na Ilumini Clinic estamos sempre cuidando da sua saúde proporcionando qualidade de vida.