Groenlândia, 508 - Jardim América - São Paulo - SP - 01434-000

Blog

DIU Hormonal: Kyleena

Categoria:ginecologia

Você conhece o DIU Hormonal: Kyleena?

Até 2020 havia algumas opções de DIU (Dispositivo Intra Uterino), mas apenas um na categoria hormonal: o Mirena. Agora há mais opções.

Como funciona um DIU Hormonal?

O DIU hormonal, ao ser implantado no útero, funciona liberando pequenas doses de um hormônio levonorgestrel (uma progesterona) diariamente. Por ter ação local, ele possui uma dose muito baixa do hormônio e é uma alternativa para quem não pode usar estrogênio.

Ele previne a gestação mantendo o endométrio fino, impossibilitando a implantação do embrião. Além disso altera o muco cervical e a motilidade da trompa, dificultando o encontro do óvulo com o espermatozóide.

A Duração é de 5 anos e a eficácia na contracepção é de 99%, nenhum método contraceptivo é 100% eficiente.

Qual a diferença entre o Mirena e Kyleena?

O Kyleena tem um tamanho menor e uma dose hormonal ainda menor que o Mirena, o que é muito bom para mulheres jovens e sem filhos ou mulheres mais propensas aos efeitos colaterais do levonorgestrel. Mas isso quer dizer que ele é melhor?
Não necessariamente!

O Mirena continua com a vantagem de também ser indicado para outros fins além da contracepção, como para mulheres que sofrem com um sangramento excessivo ou anormal na menstruação, mulheres com mioma ou endometriose ou para aquelas que querem tentar parar de menstruar.