Incontinência Urinária



A incontinência urinária nada mais é que a perda involuntária de urina, e pode ser desencadeada, por exemplo, por coisas simples como espirrar, rir, tossir, correr e levantar peso.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o problema afeta a vida de mais de 10 milhões de pessoas no país e é duas vezes mais comum no público feminino. A SBU alerta que cerca de 35% das mulheres com mais de 40 anos, após a menopausa, apresentam algum grau do distúrbio, que atinge também 40% das gestantes.

É algo que constrange muito a mulher, afeta seriamente a sua qualidade de vida, prejudicando o seu dia a dia, e também pode atingir a saúde mental, até com risco de depressão, em alguns casos. Mas a boa notícia é que há tratamento!


Venha falar com a nossa equipe

Tratamento e causas

Para tratar o problema, dependendo do quadro, é possível utilizar técnicas que abrangem laser vaginal, cirurgia, medicamentos, fisioterapia, toxina botulínica e até um marca-passo especial da bexiga (neuromodulação sacral).

As causas da condição podem envolver comprometimento da musculatura dos esfíncteres (estruturas musculares cuja função é justamente a de conter a urina) ou do assoalho pélvico, gravidez e parto, obesidade, infecção do trato urinário, procedimentos cirúrgicos, entre outros.

O importante é procurar ajuda médica e tratar a disfunção. Cuide de você, conte com a gente!

Venha falar com a nossa equipe