Medicina integrativa

Entenda a importância da microbiota intestinal para o seu bem-estar!

O corpo humano é habitado por trilhões de microrganismos, que incluem bactérias, vírus e fungos.

Juntamente com a nossa carga genética, formam o microbioma, que em equilíbrio possui funções essenciais para a manutenção da saúde, mas em desequilíbrio resulta no aparecimento de doenças.

Microbiota e onde ela se encontra

Dentro disso (do microbioma), encontra-se a microbiota intestinal, comunidade de microrganismos que habita o nosso intestino e que é composta por bactérias benéficas (comensais) e patogênicas (causadoras de doenças).

Ela começa a ser formada ainda durante o período intrauterino (ou seja, quando estamos no útero materno), mas a primeira grande entrega ocorre no parto, sendo formada nos nossos primeiros cinco anos de vida, mantendo-se estável na maior parte da vida, e começando a decair na terceira idade.

Disbiose

Microbiota intestinal em desequilíbrio

Cada um de nós possui uma composição microbiana única. A exposição à fatores agressores podem causar desequilíbrio, com aumento das bactérias patogênicas e/ou diminuição das bactérias comensais, criando uma disbiose.

Isso pode estar associado ao aparecimento de algumas doenças, muitas delas relacionadas ao trato gastrointestinal, e outras sistêmicas.

É importante estar atento!

Na medicina e nutrição, há um exame que justamente permite conhecer a comunidade de microrganismos que habita o intestino. Essa informação permite traçar condutas personalizadas de intervenção, corrigir quadros de disbiose e promover o tratamento de diversos problemas.

É possível também estabelecer marcadores microbianos de referência para risco, progressão e prognóstico de doenças.

O sequenciamento de bactérias intestinais para identificação de disbiose auxilia no cuidado com a microbiota intestinal de forma individualizada.

Pode ser indicado principalmente em quadros envolvendo doenças intestinais autoimunes (retocolite ulcerativa, doença de crohn) e na presença de sintomas como diarreia, constipação, dores abdominais e doenças extra-intestinais que tenham relação com disbiose, a exemplo da obesidade, ansiedade, depressão, alergias entre outras.

Medicina integrativa

A influência da microbiota instestinal:

- Nos nossos processos metabólicos;

- Nas funções imunológicas;

- Na produção de vitaminas e outras moléculas.

Ela ajuda a manter o funcionamento do nosso organismo em equilíbrio!