Groenlândia, 508 - Jardim América - São Paulo - SP - 01434-000

Tratamentos

Endometriose

O que é Endometriose?
A endometriose é uma doença crônica que atinge as mulheres em idade reprodutiva.
Nela ocorre o crescimento do tecido endometrial fora do útero, acarretando fortes dores principalmente no período menstrual.
 
A teoria mais aceita hoje em dia, chamada Teoria da Metaplasia Celômica, é que no desenvolvimento embrionário, quando a mulher é ainda um pequeno embrião, pode haver a presença de um tecido que se perde nesse processo embrionário e permanece fora do útero, sem nenhum tipo de ativação.
Bem mais tarde, ele pode se manifestar, sendo “ativado” de formas diferentes entre as mulheres.
 
Nesse tecido, as células não são iguais às do endométrio (camada interna do útero), mas possuem um comportamento bastante semelhante a ele, com uma resposta hormonal muito parecida, o que resulta no desenvolvimento de lesões. Ou seja, temos a Endometriose.
 
 
Endometriose Sintomas:
Embora seja assintomática em alguns casos, em outros ela apresenta sinais de alerta como fortes cólicas menstruais, dores pélvicas persistentes (no famoso “pé da barriga”), constipação, náusea, dor na relação sexual e fluxo menstrual bastante intenso.
 
 
Quem tem Endometriose pode engravidar?
Apesar de o problema nem sempre tornar a mulher infértil, a infertilidade é também uma consequência da doença.
É considerada a principal causa da infertilidade feminina, porém não impede a mulher de engravidar.
A concepção pode ser comprometida porque quando o endométrio cresce em locais como tubas uterinas e ovários, ele provoca alterações importantes que interferem no funcionamento do aparelho reprodutivo feminino.
 
 
Endometriose tem cura?
A Endometriose não tem cura, é crônica, mas tem tratamento, principalmente para promover qualidade de vida e melhores chances de gravidez. Muitas vezes, a mulher convive com alguns sintomas da enfermidade, porém, quando não busca ajuda médica, pode atrasar bastante o diagnóstico.
 
 
Endometriose Tratamento:
Os tratamentos não são curativos, eles têm como objetivo minimizar a dor, reduzir as lesões endometriais e promover as chances de gravidez, quando há dificuldade para engravidar.
Nesse caso, inclusive, a Fertilização In Vitro (FIV) é uma das melhores técnicas para quem deseja ter filhos, especialmente se o quadro envolve um grau mais elevado da doença.
 
 
Como saber se tenho Endometriose?
Primeiro procure um médico especializado no assunto e faça todos os exames necessários para o melhor diagnóstico.
No vídeo abaixo o Dr. Ricardo Luba, médico referência em reprodução assistida no Brasil, explica alguns procedimentos possíveis que ajudam a mulher com endometriose a engravidar.
 
Quer realizar seu tratamento e finalmente conseguir engravidar? Então você está no lugar certo!
Aqui na Ilumini Clinic, o Dr. Ricardo Luba já ajudou muitas mulheres que mesmo com endometriose, hoje são mamães.
E isso é possível para você também!