Groenlândia, 508 - Jardim América - São Paulo - SP - 01434-000

Tipos de Dores

, ID:50
13 Jan 2022

Lombalgia

Dor Aguda, Dor Crônica
O que é Lombalgia?
A lombalgia acontece quando uma pessoa tem dor na região lombar, ou seja, na região mais baixa da coluna perto da bacia.
A dor lombar tem uma alta prevalência no Brasil e no mundo, sendo muitas vezes confundida com hérnia de disco. Por isso, vamos esclarecer alguns pontos, para mostrar que nem sempre a dor na coluna lombar está relacionada à hérnia de disco ou mesmo ao disco intervertebral.

É importante entender que existem diversas estruturas na região lombar que podem ser fonte de dor e que, apesar dos discos serem uma fonte bastante comum, não são os únicos que podem deflagrar a dor nas costas.

É estimado que 40% da dor lombossacral esteja relacionada à degeneração dos discos intervertebrais. As articulações sacroilíacas também são uma importante causa, assim como articulações facetárias e outras estruturas como a musculatura lombar, ligamento iliolombar, vísceras pélvicas e outros. Por isso, quando o assunto é lombalgia, diversos fatores podem ocasionar a dor aguda ou a dor crônica.

Muitas dessas estruturas, além de serem fontes de dor lombar, podem ocasionar dor também nas pernas, às vezes, até o pé, sendo confundido com hérnia de disco (ciatalgia).
Sabendo, então, que a lombalgia é multicausal, é imprescindível que seja feito o diagnóstico correto de sua origem, para que seu tratamento seja o mais eficaz possível.

É por isso que o bloqueio diagnóstico é tão importante. Pois, muitas vezes, apenas com a história clínica, exames físico e de imagem, não é possível chegar a uma conclusão da origem álgica.
O bloqueio diagnóstico é uma ferramenta que possibilita relacionar uma estrutura à dor. Ou seja, se anestesiarmos uma estrutura e a dor do paciente melhorar pelo menos 50%, podemos dizer, então, que essa estrutura está relacionada à dor daquele paciente. Isso ajuda muito a orientar o tratamento.


Tratamento para Lombalgia:
O tratamento para lombalgia, além das medicações analgésicas, também consiste em bloqueios terapêuticos e procedimentos minimamente invasivos, fisioterapia, avaliação psicológica em alguns casos e, excepcionalmente, cirurgia.
Os exercícios para lombalgia são fundamentais para o tratamento dessa condição porem devem sempre ser orientados por um fisioterapeuta.

A lombalgia crônica ou dor lombar crônica como também é conhecida, tem tratamento específico, e o diagnóstico preciso é fundamental na recuperação.
Nossa Dra. Alexandra Raffaini é especialista no tratamento da dor e referência na área médica.
Com o melhor da medicina e tecnologia, aqui você vai descobrir que viver sem dor é possível.

 
, ID:55
13 Jan 2022

Artrose

Dor Crônica
O que é Artrose?
Artrose é o mesmo que osteoartrose, osteoartrite ou doença articular degenerativa?
A osteoartrose (artrose) é um problema que se caracteriza pelo desgaste da cartilagem das articulações, tais como mãos, quadris, coluna e joelhos, muitas vezes devido ao envelhecimento mas também influenciada por características genéticas e hábitos de vida.
O sobrepeso, por exemplo, pode favorecer o desenvolvimento precoce da artrose.

Com o peso corporal excessivo, essas articulações podem ficar sobrecarregadas e, por isso, vão gradativamente se degenerando/desgastando, o que pode resultar no problema. A condição provoca dor crônica ou dor aguda, inflamação, inchaço, problemas ao se movimentar e rigidez.

Alguns dos diversos locais que podem ocorrer são:

 
Artrose no joelho
A artrose no joelho engloba dor na região, presença de estalos, rigidez na movimentação, falta de firmeza e outros sintomas. A idade é um dos fatores que podem influenciar no desgaste, ocasionando a doença.
Também ocorre maior sensibilidade no joelho, principalmente no inverno.
 

Artrose na coluna
A artrose na coluna cervical é resultado do desgaste da cartilagem nas articulações da região.
Pode ser confundida com “tensão muscular”, quando a dor ocorre na região dos ombros e pescoço, porém com o agravamento do quadro, o paciente passa a sentir dores mais fortes e em alguns casos pode inclusive causar rigidez cervical, limitação na movimentação do pescoço e dor de cabeça.

A artrose na coluna pode ocorrer em qualquer idade, sendo muito comum entre os idosos.
Apesar da dor ocorrer principalmente nas costas, pode parecer estar também nas nádegas ou no quadril, irradiar para as pernas mas raramente essa irradiação passa além do joelho. A dor decorrente da artrose da coluna em geral é pior pela manhã, acompanhada de rigidez e melhora com o passar do dia. Porém com o agravamento do quadro a dor pode persistir o dia todo.


Artrose no quadril
A artrose no quadril muitas vezes é sentida como dificuldade e dor para caminhar ou permanecer muito tempo sentado. Há presença de restrição na movimentação do quadril o que pode limitar a amplitude de movimento dessa articulação.


Artrose no pé
O pé é responsável por ajudar no sustento do peso corporal, por isso possui um grande número de articulações.
A artrose no pé pode ocorrer por diversos fatores, entre eles entorses de repetição, idade, fratura e outros.
Por ser um local de sustento, a dor nessa região pode ocasionar até mesmo a imobilidade do paciente.


Artrose nas mãos
A artrose nas mãos tem atingido um número maior da população, devido ao uso de celulares e notebooks que levam a movimentos repetitivos no manuseio.
É muito comum em idosos e quando atinge a região pode levar a dor aguda ou dor crônica. Em casos mais graves, ocorre a limitação funcional.
 

Tratamento para Artrose:
Afinal, a artrose tem cura? Tudo depende do que será apontado nos exames, para que o diagnóstico seja o mais preciso. Porém, na maioria dos casos o tratamento para artrose engloba:

- Remédio para artrose (medicamentos específicos);
- Exercícios para artrose (fisioterapia);
- Tratamentos recentes que envolvem medicina regenerativa, radiofrequência, infiltração de ácido hialurônico podem contribuir muito com o tratamento;
- Em casos de cirurgia, a equipe escolhida é fundamental para o sucesso e recuperação do paciente.

A Ilumini Clinic tem a equipe perfeita para você, com médicos e fisioterapeutas prontos para cuidar da sua saúde.
Nossa especialista em dor Dra. Alexandra Raffaini é reconhecida como referência no tratamento da dor no Brasil.
Aqui viver com dor nunca é uma opção, por isso fazemos tudo para que você possa voltar a sorrir se sentindo bem!
Venha falar com a gente e marque seu primeiro atendimento.

Estamos prontos para te receber com todo o conforto que você merece!
 
, ID:53
13 Jan 2022

Cefaleia (Dor de Cabeça)

Dor Crônica
O que é Cefaleia?
Cefaleia ou dor de cabeça, como popularmente é conhecida, é um problema frequente na população em geral, sendo uma das causas mais comuns para busca de atendimento médico. Aproximadamente 80% da população sofre com a condição.
 
Segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia, de 38% a 74% dos brasileiros sofrem com dor de cabeça, que pode incluir ainda tensão na região da nuca. Em alguns casos mais graves a cefaleia evolui para a dor crônica, impossibilitando até mesmo que o paciente faça  atividades diárias comuns.
 
 
Dor de cabeça e na nuca, o que pode ser?

A dor de cabeça e na nuca podem ser ocasionadas por vários fatores externos. O próprio estresse pode levar ao aumento do hormônio cortisol no corpo, gerando tensão nestas áreas.
A postura errada no dia a dia também pode colaborar para esse tipo de dor.
Sinusite, enxaqueca e outros sintomas também podem ser motivos a serem investigados pelo médico.
 
 
O que é Cefaleia Tensional?
Dentre seus mais de 150 tipos, uma muito conhecida é a cefaléia tensional por ser mais comum entre os pacientes.
Entre os sintomas da cefaléia tensional ou cefaléia de tensão causa dores que dão a sensação de cabeça pesada ou pressionada. Também pode ocasionar um desconforto que abrange a cabeça toda, com dores em ambos os lados e, normalmente, sem outros sintomas associados.

 
Como tratar a Cefaleia Tensional?
Primeiro é preciso entender que nenhuma dor de cabeça constante deve ser normalizada!
Essa dor de cabeça e na nuca precisa ser investigada, assim como em qualquer outra região do corpo.
Entre os principais tratamentos para a cefaleia tensional estão medicamentos como analgésicos, fisioterapia ou outras orientações passadas por seu médico.
 
Você não precisa viver com dor! Aqui na Ilumini Clinic estamos sempre cuidando da sua saúde proporcionando qualidade de vida.
Venha conhecer nosso espaço projetado para você e descobrir o melhor tratamento para te libertar das dores.
 
, ID:54
13 Jan 2022

Fibromialgia

Dor Crônica
A fibromialgia é uma doença que afeta cerca de 3% da população mundial, sendo mais comum do que se imagina.
É mais frequente no sexo feminino, atingindo, em média, 7 mulheres para cada homem. Acredita-se que esta condição amplifica as sensações dolorosas, afetando a maneira como o cérebro processa os sinais de dor.
 

O que é Fibromialgia?
A fibromialgia se caracteriza por uma dor crônica, generalizada, constante, acometendo os quatro quadrantes do corpo, normalmente acompanhada de outros sintomas como distúrbios do sono, cansaço e problemas de memória.
Pessoas com fibromialgia frequentemente acordam cansadas e sem disposição, independente do número de horas que dormiram.

 
Sintomas Fibromialgia:
Os sintomas podem começar após algum fator desencadeante, como trauma físico, cirurgia, estresse psicológico, mas também podem surgir lentamente ao longo do tempo.
Muitos pacientes que têm fibromialgia também podem apresentar alterações na tireoide, assim como depressão, dores de cabeça, síndrome do intestino irritável e disfunção na articulação temporomandibular.
 
Alguns estudos mostram que 62% dos pacientes com fibromialgia têm dificuldade para subir escadas, cerca de 55% tem dificuldade para caminhar duas quadras, e 35% têm dificuldade para realizar atividades da vida diária.
Muitas vezes, essa doença acaba por comprometer as relações sociais, a vida profissional e a saúde mental do paciente.
 
 
Fibromialgia Diagnóstico:
O diagnóstico da Fibromialgia é clínico, sendo realizado a partir da observação, análise e relato do paciente. Não existem exames específicos para detectar a doença.
Ocorre então o processo de eliminação, onde o médico realiza uma bateria de exames que vão descartar outras possíveis doenças.
 
E aqui fica um alerta! Por ser um diagnóstico mais específico e necessitar de grande análise, a experiência do médico é fundamental.
A Dra. Alexandra Raffaini é especialista no tratamento da dor, garantindo a tranquilidade que você precisa para o melhor tratamento.
 

Fibromialgia tem cura?
O tratamento para fibromialgia deve ser multidisciplinar, envolvendo uma equipe médica especializada, exercícios para fibromialgia orientados e acompanhamento psicológico. Também precisa ser específico e adequado, visando devolver a qualidade de vida aos pacientes que sofrem com a fibromialgia.
 
Existem diversos remédios para fibromialgia porém todos devem ser orientados pelo médico após o diagnóstico.
Aqui na Ilumini Clinic você consegue este tratamento completo em um único lugar, com uma equipe especializada para cuidar da sua saúde.
 

ENTRE EM CONTATO

Tire suas dúvidas com a nossa equipe

Groenlândia, 508 - Jardim América - São Paulo - SP - 01434-000

Clique aqui e seja redirecionado ao nosso atendimento.

RT Dr. Ricardo Luba | Ginecologia e Obstetrícia
CRM:113528-SP RQE:34396

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, conforme disposto na nossa Política de Privacidade. Ao clicar em "Aceitar" você concorda com estas condições.

Política de Cookies:
 
1. O que são cookies:
Este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados no seu computador, de modo a melhorar sua experiência em nosso site.
 
Os cookies são essenciais para melhorar a sua experiencia em nosso site, aplicativo e serviço, permitindo a utilização de todas as funcionalidades disponíveis, e para melhorar a navegabilidade permitindo que as páginas dos ambientes do site carreguem corretamente.
 
Abaixo lhe explicamos como usamos os cookies, quais informações são coletadas, o motivo de, às vezes, precisarmos armazená-los e como você pode impedir que esses cookies sejam armazenados.
 
2. Como usamos os cookies:
Na maioria dos casos não existem opções padrão do setor para desativar os cookies sem desativar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam ao nosso site. Por isso, é recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa ou não deles, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.
 
Você pode impedir a configuração de cookies ajustando as configurações do seu navegador, mas isso afetará algumas funcionalidades e recursos do nosso site e também de muitos outros sites que você visita.
 
O site da Ilumini Clinic oferece serviços de assinatura de boletim informativo ou e-mail e os cookies podem ser usados para lembrar se você já está registrado. Periodicamente, também oferecemos pesquisas e questionários para que possamos fornecer informações interessantes, ferramentas úteis ou até mesmo para entender nossa base de usuários com mais precisão. Essas pesquisas também podem usar cookies para lembrar quem já participou numa pesquisa ou para fornecer resultados precisos após a alteração das páginas.
 
Quando você envia dados por meio do preenchimento de algum formulário existente em nosso site, os cookies podem ser configurados para lembrar alguns detalhes para correspondência futura.
 
Para lembrar suas preferências e proporcionar uma ótima experiência neste site, precisamos definir cookies e, assim, essas informações poderão ser trazidas sempre que você interagir com nosso site.
 
Em alguns casos especiais, poderemos usar cookies fornecidos por terceiros confiáveis. A seção a seguir detalha quais cookies de terceiros você pode encontrar através deste site.
 
O site da Ilumini Clinic utiliza o Google Analytics, que é uma das soluções de análise mais confiáveis e difundidas da internet, com o objetivo de nos ajudar a entender como você usa o nosso site e, com isso, como podemos melhorar sua experiência. Esses cookies podem rastrear itens como quanto tempo você gasta no site e as páginas visitadas, para que possamos continuar produzindo conteúdo atraente.[J.G.G.F.1] 
 
As análises de terceiros são usadas para rastrear e medir o uso do nosso site e, assim, continuar produzindo conteúdos melhores e mais atrativo. Esses cookies podem rastrear itens como as páginas visitadas ou o tempo que você passa no site, o que nos ajuda a entender como podemos melhorar nosso site para você.
 
Nós poderemos compartilhar seus Dados Pessoais com as empresas parceiras que você selecionar ou optar em enviar os seus dados, dúvidas, perguntas etc., bem como com provedores de serviços ou parceiros para gerenciar ou suportar certos aspectos de nossas operações comerciais em nosso nome. Esses provedores de serviços ou parceiros podem estar localizados no exterior, incluindo servidores para homologação e produção, e prestadores de serviços de hospedagem e armazenamento de dados, gerenciamento de fraudes, suporte ao cliente, atendimento de pedidos, personalização de conteúdo, atividades de publicidade e marketing, serviços de TI etc.
 
De acordo com esta Política, nós e nossos prestadores de serviços terceirizados, mediante seu consentimento, podemos coletar seus Dados Pessoais pelas diversas formas mencionadas anteriormente.
 
Caso não deseje que suas informações sejam coletadas por meio de cookies, há um procedimento que permite que os cookies sejam automaticamente rejeitados, ou oferece a opção de aceitar ou rejeitar a transferência de um ou mais cookies específicos de um site determinado para o seu computador. No entanto, conforme alertado, isso pode afetar a sua experiência de navegação e o funcionamento que exige a utilização de cookies. Com isso, ficamos isentos de qualquer responsabilidade decorrente do funcionamento limitado do site provocado pela desativação de cookies no seu dispositivo.
 
Existem alguns tipos de cookies, sendo que uns são estritamente necessários (como os que permitem que você navegue pelo site e desfrute de recursos essenciais com segurança, autenticando os usuários, protegendo seus dados e evitando a criação de logins fraudulentos), outros de desempenho (coletam informações de forma codificada e anônima, como, por exemplo, o número de visitantes, origem das visitas, quais as páginas acessadas etc.), de funcionalidade (utilizados para lembrar definições de preferências do usuário para melhorar a sua visita no nosso site) etc.
 
Os cookies utilizados no nosso site estão de acordo com os requisitos legais.
 
 
3. Uso de pixel tags e outras tecnologias similares:
Pixel tags, também denominados Web beacons e GIFs invisíveis, podem ser utilizados pela Ilumini Clinic para rastrear ações de usuários do site, medir o sucesso das nossas campanhas de marketing, coletar dados estatísticos o uso e taxas de resposta, e, ainda, para outros fins não especificados.
 
Também podemos contratar empresas de publicidade comportamental, para obter relatórios sobre os anúncios em toda a internet e, para tanto, tais empresas utilizam cookies e pixel tags, assim como outras tecnologias para coletar informações sobre a sua utilização, ou sobre a utilização de outros usuários.
 
 
4. Direitos do Usuário:
A Lei Geral de Proteção de Dados garante a você uma série de direitos relativos a seus dados, de modo que você pode, a qualquer momento:
 
a) confirmar se há tratamento dos seus dados;
b) ter acesso aos dados que estão sendo tratados;
c) corrigir dados que estejam incompletos, inexatos ou desatualizados;
d) anonimizar, bloquear ou eliminar os dados que sejam desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a finalidade proposta e com as leis aplicáveis;
e) transferir, pelo procedimento de portabilidade, os seus dados a outro fornecedor;
f) eliminar os dados tratados, exceto nas situações de guarda legal e outras dispostas em Lei;
g) obter informações sobre as entidades públicas ou privadas com as quais os seus dados são compartilhados;
h) obter informações sobre a possibilidade de não fornecer o seu consentimento, quando cabível essa modalidade, e as consequências, em caso de negativa;
i) revogar o consentimento dado; e
j) revisar decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados que afetem os seus interesses, respeitados os segredos comercial e industrial, como os critérios de prevenção a fraudes.
 
Os seus pedidos serão tratados com especial cuidado e atendimento sempre levará em consideração o respeito a legislação aplicável, e, na impossibilidade de atendimento, as respostas serão justificadas. Poderá lhe ser pedido que faça prova da sua identidade de modo a assegurar que o compartilhamento dos Dados Pessoais seja apenas feita com o seu titular.
 
Em certos casos específicos, o seu requerimento poderá não ser imediatamente satisfeito, e em outros a Ilumini Clinic não conseguirá atendê-lo por conta de cumprimento de obrigações legais.
 
Caso pretenda exercer qualquer um dos direitos previstos, inclusive retirar o seu consentimento, ou resolver quaisquer dúvidas relacionadas ao Tratamento de seus Dados Pessoais, favor contatar-nos no seguinte endereço de e-mail: contato@iluminiclinic.com.br.
 
 
5. Segurança dos Dados Pessoais:
A Ilumini Clinic utiliza as medidas técnicas e organizacionais previstas pelas Leis de Proteção de Dados, adequadas para proteção dos Dados Pessoais na nossa organização, como, por exemplo, controle restrito sabre o acesso aos dados, mediante a definição de responsabilidades das pessoas que terão possibilidade de acessá-los, estabelecimento de mecanismos de autenticação de acesso aos dados etc.
 
De qualquer forma, nenhuma transmissão ou sistema de armazenamento de dados tem a garantia de serem 100% seguros.
 
 
6. Links para outros sites e redes sociais:
O site da Ilumini Clinic poderá, eventualmente, conter links de hipertexto que redirecionará você para outros sites das redes dos nossos parceiros, anunciantes, fornecedores etc. Caso você clique em um desses links, tenha sempre mente que cada site possui suas próprias políticas de privacidade. De forma alguma a Ilumini Clinic será responsável por essas políticas e suas consequências. Lembre-se sempre de consultar essas políticas antes de fornecer quaisquer Dados Pessoais para esses sites.
 
A Ilumini Clinic não se responsabiliza pelas políticas e práticas de coleta, uso e divulgação (incluindo práticas de proteção de dados) de outras organizações, tais como Instagram, Facebook, Google, Microsoft, ou de qualquer outro desenvolvedor de software ou provedor de aplicativo, sistema operacional, prestador de serviços de internet sem fio, fabricante de dispositivos etc., incluindo todos os Dados Pessoais que você divulgar para outras organizações.
 
 
7. Atualizações desta Política de Privacidade:
A Ilumini CLinic reserva o seu direito de atualizar e alterar esta Política a qualquer momento. Caso nossas Política de Privacidade sejam modificadas, publicaremos o novo texto no site com a data de revisão atualizada. Caso haja alteração significativa nos termos, poderemos comunicá-lo por meio das informações de contato que tivermos em nosso banco de dados.
 
Se você utilizar nosso site após as alterações, significa que você aceitou as nossas Políticas de Privacidade revisadas. Caso, após a leitura da versão revisada, você não esteja de acordo com seus novos termos, pedimos a gentileza de encerrar o seu acesso ao site.