Groenlândia, 508 - Jardim América - São Paulo - SP - 01434-000

Varicocele

O que é Varicocele?
Varicocele é caracterizada pela dilatação anormal das veias dos testículos. Esta condição dificulta a circulação de sangue no órgão e promove também o aumento da temperatura na região.
Isso gera um comprometimento da produção, qualidade e na movimentação dos espermatozoides, resultando na infertilidade masculina. Porém diversos fatores podem interferir na potência fértil do homem.

Estima-se que a varicocele afeta 15% dos homens jovens que apresentam problemas para engravidar a parceira, normalmente com idade entre 15 e 25 anos.
Existem 3 graus de variações da varicocele:

No Grau I é considerada pequena. Já o Grau II possui um tamanho médio, sendo até facilmente palpável. E no Grau III por ser grande, é visível e palpável.
Os Graus II e III são os que podem comprometer a fertilidade.

Varicocele Sintomas:
A doença pode ocasionar incômodo local e sensação de peso na bolsa escrotal, sobretudo depois de atividades físicas. Normalmente é indolor, fazendo com que o homem acabe descobrindo o problema justamente por conta da infertilidade. Por isso é considerada assintomática.

Varicocele causa impotência?
A doença não causa impotência, isso é um mito! Ela não altera em nada a potência sexual. Em casos mais graves, como a de Grau III pode acontecer, devido a atrofia dos testículos.

O que causa Varicocele?
Em geral não existe uma regra específica para a causa da doença, porém o fator hereditário deve ser sempre examinado no histórico familiar.

Varicocele Tratamento:
A varicocele tem cura, porém são vários fatores que interferem no tratamento. Como já foi mencionado, não é somente ela que causa infertilidade, por isso o diagnóstico precisa ser completo para se entender ao máximo todas as possíveis causas.

Fatores como obesidade, uso de drogas, sedentarismo, infecção testicular podem ser outros motivos que geram a infertilidade.
Entre os tratamentos existentes estão a cirurgia ou embolização da varicocele.

Quer saber qual o melhor tratamento no seu caso? Então venha conhecer o Dr. Ricardo Luba, médico referência em fertilidade e reprodução assistida no Brasil.